A história do karate pode ser traçada desde há uns 1400 anos, até Daruma, fundador do budismo de Zen na India ocidental. Daruma é tido com introdutor do budismo na China, incorporando métodos de ensinos físicos e espirituais tão exaustivos que muitos de seus discípulos se deixavam caírem na exaustão. A fim de dar-lhes uma força e uma resistência maiores, desenvolveu um sistema mais progressivo de treino, que compilasse num livro: Ekkin-Kyo, que pode ser considerado o primeiro livro de sempre de karate.
O treino físico, fortemente imbuído dos princípios filosóficos de Daruma, foi ensinado no Templo de Shaolin em 500D.C..
Shaolin (Shorin) Kung-Fu, da China do norte, caracterizado por movimentos muito coloridos, rápidos, e dinâmicos; a escola de Shokei da China do sul foi conhecida para umas técnicas mais poderosas e mais soberbas. Estes dois tipos de estilo encontraram o seu caminho para Okinawa, e tiveram sua influência no método de combate original de Okinawa, chamado Okinawa-te-te (mão de Okinawan) ou simplesmente te. Uma proibição das armas em Okinawa por dois longos períodos na sua história é também em parte responsável para o elevado grau de desenvolvimento de técnicas de combate desarmado na Ilha.
Em resumo, o karate de Okinawa tornou-se da síntese de duas técnicas de combate. Primeiro, usado pelos habitantes de Okinawa, era muito simples mas terrivelmente eficaz e, sobretudo, muito perto da realidade pois fora usado durante muitos séculos no combate real. Segundo, muito mais elaborado e impregnado com os ensinos filosóficos, era um produto da cultura antiga da China. Estas duas origens explicam o carácter duplo do karate: extremamente violento e eficiente, mas ao mesmo tempo de uma disciplina e de uma filosofia estrita e austera com uma ênfase não violenta.Originalmente a palavra karatê era escrita com os ideogramas "mãos vazias" se referindo à dinastia chinesa Tang ou, por extensão, a mão chinesa, referindo-se a influência chinesa nesse estilo de luta. o Karatê é provavelmente uma mistura de uma arte de luta chinesa levada a Okinawa por mercadores e marinheiros da provícia de fujian com uma arte própria de Okinawa. Os nativos de Okinawa chamavam este estilo de Okinawa-Te (Mãos de Okinawa).Os estilos de Karatê de Okinawa mais antigos são o shiri-te, Naha-Te e o Tomari-Te, assim chamados de acordo com os nomes das três cidades em que eles foram criados. Em 1820 Sokon Matsumura fundiu os três estilos e criou o estilo Shorin (pronuncia japonesa para a palavra chinesa Shaolin), que é também a pronúncia do ideograma "pequeno bosque". O nome Shaolin foi dado posteriormente, por Choshin Chibana, ao estilo idealizado pelo mestre Mastumura. Entretanto os próprios estudantes de Matsumura criaram novos estilos adicionando ou subtraindo técnicas ao estilo original. Gichin Funakoshi, um estudante de um dos discípulos de Matsumura, chamado Anko Itosu, foi a pessoa introduziu a popularizou o karatê nas ilhas principais do arquipélago japonês.